Governo divulgou o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio.
Desempenho do aluno permite tentar vaga em universidade pública.
O Ministério da Educação divulgou o resultado do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, que permite aos estudantes tentar uma vaga nas universidades públicas por meio do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada. Mas o que mais chamou a atenção foi a redação: ao todo, 529 mil alunos tiraram zero na prova.
Só no começo da noite foi possível ter acesso às notas individuais do Enem. O atraso, segundo o Ministério da Educação, foi provocado por ataques de hackers à pagina do Inep, instituto responsável pelo exame.
Na média geral, as notas aumentaram em ciências humanas, ciências da natureza e linguagens, e caíram em matemática e redação.
O ministro da Educação, Cid Gomes, reconheceu que em todos os níveis de ensino há muito o que melhorar, mas a pior situação é a do Ensino Médio.
Para Claudio de Moura Castro, economista e pesquisador em educação, é necessária uma reformulação profunda da grade curricular do ensino, que hoje tem excesso de conteúdo em sala de aula. “Há disciplinas demais, conteúdos demais dentro de cada disciplina. Então, há uma indigestão de conteúdos e o rendimento é muito ruim. Além disso, o Brasil é o único país do mundo em que todos têm que estudar as mesmas disciplinas no Ensino Médio”, explica.
Agora, a expectativa é pela disputa das vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que começa na segunda-feira que vem, dia 19 de janeiro. Os estudantes que fizeram o Enem no ano passado poderão marcar dois cursos e mudar as opções quantas vezes quiserem até 22 de janeiro.
Pedro Freire quer fazer medicina e diz que vai ser uma semana de tensão, mas que vale a pena.
“É que nem uma Bolsa de Valores. Você tem que ficar lá comparando toda hora para ver se tem uma nota que tenha alguma diferença razoável para se garantir. Estou muito ansioso”, conta o estudante.
“É que nem uma Bolsa de Valores. Você tem que ficar lá comparando toda hora para ver se tem uma nota que tenha alguma diferença razoável para se garantir. Estou muito ansioso”, conta o estudante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário