Enterro do Dr. Jackson é marcado por grande carreata e despedida com imensa tristeza
Advogado era considerado um líder nato e conquistava amizades por onde passava
Na manhã desta terça-feira (27), familiares, advogados e população deram o último adeus ao advogado Jackson Souza e Silva, 53 anos, presidente da OAB Subseção Parauapebas. Ele foi morto covardemente na noite do último sábado (24) com um tiro de escopeta calibre 12 na altura do estômago.
O cortejo fúnebre estava marcado para sair às 10 horas da sede da OAB/Parauapebas, no bairro Cidade Nova, em direção ao cemitério municipal no Vila Rica, entretanto, houve atraso em função da despedida dos familiares e amigos, bem como a fala de alguns advogados, entre eles, o presidente da OAB/Pará, Jarbas Vasconcelos. Jarbas foi incisivo em declarar que quem deseja governar deve estar mais atento aos atos de covardia que estão sendo praticados contra os advogados do Pará, sendo cruelmente assassinados por pistoleiros. “Não vamos nos calar, não devemos permitir que esse tipo de crime se torne normal entre a sociedade. Temos o direito estabelecido na Lei de poder advogar, ninguém vai nos calar com opressão e assassinatos. Vamos cobrar um posicionamento das autoridades e queremos esse caso solucionado e que os culpados sejam julgados e condenados”, afirmou.
Por volta das 11 horas o cortejo partiu rumo ao cemitério municipal. Os veículos contornaram pela PA-275 e seguiram pela PA- 160, advogados empunhavam bandeiras brancas da OAB. Não é de se orgulhar, mas foi uma das maiores carreatas fúnebres já avistadas na cidade, com um pouco mais de um quilômetro.
Durante o sepultamento, que ocorreu após o meio-dia, parentes choraram bastante, assim como colegas de profissão do advogado e populares. Jackson era uma pessoa bastante querida em Parauapebas e região.
O advogado era formado em direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e deixa esposa e quatro filhos, sendo o mais novo com um pouco mais de um ano. Ano passado, Jackson foi agraciado com a Ordem do Mérito Advocatício, a maior honraria concedida pela OAB/Pará.