I Encontro Nacional do Movimento Hip Hop Militante Quilombo Brasil ocorre de 2 a 4 de abril
Movimento Hip Hop Quilombo Brasil realizará encontro histórico na cidade de São Luís
No período de 02 a 04 de abril a cidade de São Luís, capital do Maranhão alcunhada de “ilha rebelde”, será palco de um encontro de Hip Hopmilitante que deverá entrar para história deste movimento no país. O encontro pretende reorganizar o Movimento Hip Hop Quilombo Brasil que foi fundado em 2010. Com o tema“Fortalecer o Hip Hop para organizar a periferia na luta contra as opressões e o capitalismo!” o encontro pretende reunir delegações de pelo menos oito estados da federação com aproximadamente 150 ativistas da cultura Hip Hop, entre delegados e convidados.
A entidade anfitriã do encontro é nada mais nada menos do que o Movimento Hip HopOrganizado do Maranhão “Quilombo Urbano”, organização que em 2014 completou 25 anos de existência, uma das mais antigas do Brasil.
Nos três dias de encontro serão debatidos temas como conjuntura política, o extermínio da juventude negra, luta contra as opressões (de raça, gênero e orientação sexual), produção cultural e autogestão no Hip Hop, método de organização, etc.
O encontro acontecerá num contexto de polarização política e de acirramento da luta de classe e de raça em nosso país, o que aumenta ainda mais a importância de sua realização. A expectativa dos organizadores e das delegações que se farão presente é de elevar o MHMQB a um grande pólo de organização política e cultural da juventude negra e pobre do país frente aos ataques dos governos e do grande capital.
Fundado em 2009, o Movimento Hip Hop Militante Quilombo Brasil (MHMQB) é uma entidade político-cultural de âmbito nacional que utiliza os três principais elementos da cultura Hip Hop (O break, expressão corporal, o grafite, arte visual e o rap, o canto falado) como instrumento de conscientização e mobilização da juventude negra e pobre da periferia para lutarem contra a exploração e toda forma de opressão.
Como princípios basilares, o MHMQB não aceita verbas do Estado e de grandes empresas, justamente para manter completa autonomia política e independência financeira perante o Estado capitalista e sua burguesia. Como alternativa, o MHMQB faz da autogestão sua principal política financeira, utilizando artefatos produzidos pelos próprios membros da cultura Hip Hop (CD, camisetas, materiais grafitados, adesivos, promoções de shows para arredarão de finanças, etc.), além de contar com parcerias financeiras entidades do campo combativo.
Grandes campanhas foram empreendidas pelo MHMQB em seus cinco anos de existência como o “Hip Hip do Bem Pela Retirada das Tropas da Onu do Haiti”, “Pelo da Guerra Interna na Periferia”, “Contra o Extermínio da Juventude Negra” construção das “Marchas da Periferias” e outros atos e eventos encabeçados por sindicatos e organizações populares e de esquerda.
Os coletivos de Hip Hop de diversos estados do Brasil que compõem o Quilombo Brasil tem como principal forma de organização as chamadas posses que funcionam como células políticas e culturais de cada um desses coletivos nos bairros. Aproximadamente seis coletivos estaduais formam o MHMQB (Quilombo Urbano de São Luís e Chapadina-MA, Ministério das Favelas – Caxias-MA, Nós por Nós-CE, Principio Ativo-PI, Nova Tropa de Zumbi-AL), mas há uma grande expectativa de que essa organização estenda suas ações para mais sete estados da federação nos próximos meses fazendo com que a mesma se transforme na maior organização de Hip Hop militante do país.
Esse processo é fruto das reuniões realizadas pelo MHMQB com quase 100 ativistas de Hip Hop de diversos estados do Brasil durante a realização I Encontro de Negros e Negros da CSP-Conlutas ocorrido no dia 23 de março da cidade de São Paulo-SP.
Dentre os coletivos que compõe o MHMQB e que foi uma de suas entidades fundadoras destaca-se o Movimento Hip Hop Organizado do Maranhão que no ano de 2014 completou 25 anos de existência, uma das mais antigas entidades de Hip Hop do Brasil.
Como deliberação da reunião ampliada realizada na cidade de SP e para coroar as comemorações de 25 anos do Movimento Hip Hop Organizado do Maranhão “Quilombo Urbano” o MHMQB propõe a realização do seu I Encontro Nacional na cidade de São Luís-MA no período de 2 a 4 de abril de 2015.