22.4.22

PREFEITURA DE CURIONÓPOLIS ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE 34 ANOS


 Curionópolis completa 34 anos de emancipação com uma super programação preparada pela Prefeitura Municipal. Com o tema “História que traz orgulho, trabalho que faz o futuro”, Curionópolis celebra um novo tempo de desenvolvimento e muitas conquistas. Com o trabalho desenvolvido pela Prefeita Mariana Chamon, a cidade ganha de presente de aniversário obras importantes como a construção de 5 novas escolas, praças, obras de infraestrutura e pavimentação.

Celebrando este novo tempo, a Prefeitura preparou uma grande festa para a comunidade. Iniciando na sexta feira, 6 de maio, com a tradicional Gincana Estudantil que reunirá todas as escolas municipais e estaduais da cidade, Serra Pelada e Zona Rural, em uma disputa emocionante com uma super premiação em dinheiro.

No sábado, dia 7 de maio, haverá uma missa campal, com a presença das paróquias da região, encerrada com o Show do Padre Antônio Maria. A celebração religiosa continua no domingo, dia 8 de maio, com um culto de ações de graças que reunirá todas as congregações evangélicas da cidade e o show da cantora gospel Midian Lima.

A festa principal, fica por conta do show do consagrado cantor sertanejo, Leonardo. Que estará no município fazendo as honras da casa no principal dia de comemoração, segunda, dia 9 de maio, véspera do feriado. A noite terminará com o show do cantor Daniel do Arcordeon para agitar ainda mais o dia festivo.

São 34 anos do município que traz em sua história a marca de um povo batalhador, que desbravou a região em busca de um sonho e decidiu aqui, construir sua jornada. A Prefeitura de Curionópolis celebra com a alegria de estar construindo uma história de oportunidades, realizações e muitos benefícios para sua gente.

12.4.22

Ação Mais Saúde leva atendimentos aos moradores do Vale do Sol

 

Os atendimentos fazem parte de um calendário de ações elaborado com a participação da comunidade.

Regularizar o cadastro no CadÚnico e garantir a atualização da caderneta de vacinação das crianças esteve entre as prioridades do dia para a dona de casa,  Francilene de Oliveira Santos, que é moradora do Residencial Vale do Sol e alega estar sempre atenta a programação das ações no Centro Comunitário do bairro.

“É muito gratificante porque muitas vezes a gente está muito ocupada, não pode ir ao posto de saúde, e aqui já é de casa, é da gente”, afirma a moradora. Os atendimentos disponibilizados são elaborados em um plano participativo, que conta com a colaboração dos moradores.

“No início do ano a gente fez o planejamento participativo com essas lideranças comunitárias e lá foi apontada a necessidade de ações de saúde que pudessem alcançar o bairro. E a gente está fazendo a realização dessas atividades a partir dessas demandas”, explica a assistente social do Prosap no Vale do Sol, Camila Aragão.

A realização de todas as ações conta com a parceria também de diversas secretarias da rede municipal. Dessa vez foi possível disponibilizar os serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Cras do bairro Tropical, e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A comunidade teve acesso a consultas com clínico geral, oftalmologista, testes rápidos de Covid-19, HIV, Sífilis e Hepatite B. Além de vacinas, remédios e o exame de Prevenção do Câncer no Colo do Útero (PCCU) para as mulheres, com a Unidade Móvel Ginecológica.

A moradora Maria Lima aproveitou o sábado de atendimentos para levar a mãe idosa para consultas médicas. “Ela estava precisando trocar os óculos e passar com o clínico porque ela estava com muita dor nas pernas. É de uma extrema importância para comunidade Vale do Sol ações como essas. Muitas pessoas não têm como ir atrás dessa questão de oftalmologista, ter o atendimento aqui é um avanço pra nossa comunidade”, avalia.

  
Atendimento aos finais de semana

“Visando fortalecer a autonomia da própria comunidade, a gente faz essas parcerias para que eles possam ter acesso aos serviços públicos.  A gente sabe que aos finais de semana existe uma disponibilidade maior, então, tentando alcançar o maior número de moradores possível do bairro, a gente também trabalha aos sábados, domingos e feriados”, ressalta Camila.

Informação confirmada pela enfermeira Catiane Sousa Alves, que faz parte da equipe de atendimento da Unidade Móvel Ginecológica, “a importância é prevenção. A gente trabalha com prevenção na atenção básica, então é prevenindo que se vence o câncer do colo do útero. E pra chegar até essas mulheres é importante a gente estar presente cada vez mais. Por isso, a gente aproveita os finais de semana pra estar buscando esse público, que não tem adesão nas Unidades Básicas de Saúde para fazer o exame PCCU”, explica.

Esta semana tem Carreta da Mulher

Com o objetivo de garantir atendimento médico e prevenção em saúde, o Programa de Saneamento Ambiental e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) convida a comunidade do Vale do Sol para a ação desta semana, com a Carreta da Mulher.

Serão disponibilizadas consultas ginecológicas e exames, no período de 12 a 16 de abril, das 7h às 17h, no pátio do Centro Comunitário Vale do Sol. Essa é mais uma ação realizada em parceria com a Semsa e com as lideranças comunitárias, por meio do Instituto Vale do Sol.

Fotos: Órion Lima

Texto: Fabiane Barbosa


Thiego Marques é convocado para o Grand Prix de Antalaya, na Turquia


O atleta de Parauapebas foi revelado no Projeto Judô Solidário desenvolvido pela Semel.

Considerado o nome mais importante do judô paralimpico paraense, Thiego Marques vai encarar o seu primeiro desafio internacional da temporada de 2022. O atleta de Parauapebas foi convocado para a disputa do Grand Prix de Antalaya, na Turquia, que será realizado nos dias 23 e 24 de abril. Além de Thiego Marques, a Seleção Brasileira vai competir com mais 10 atletas neste torneio.

“Nós estamos em São Paulo treinando. Sai de Parauapebas desde o final de janeiro e tivemos a nossa primeira competição nacional, no dia 18 de março, e ela foi classificatória para esse torneio na Turquia, ou seja, eu tinha que ser campeão brasileiro para representar o Brasil lá fora. Graças a Deus e a prefeitura que tem me apoiado, fomos convocados para esta competição”, disse Thiego, atleta da Associação Esportiva e Paradesportiva do Sul e Sudeste do Pará (AEPA).

O torneio será o primeiro dos três programados pela IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) para a temporada de 2022. Thiego traz na bagagem uma vasta experiência internacional em diversas competições, entre elas as Paralimpiadas de Tóquio, no ano passado. O atleta que saiu do Projeto Judô Solidário desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), foca na pontuação para o ranking mundial visando os jogos de Paris 2024.

“As expectativas são as melhores com os treinamentos em São Paulo focado nessa importante competição que vale pontuação para os jogos de Paris de 2024. Estamos treinando três vezes por dia. Vamos lutar para estar no lugar mais alto do pódio e poder classificar a nossa categoria para os jogos, representando a nossa cidade, nosso estado e o nosso país da melhor maneira possível”, afirma Thiego.

O judoca de Parauapebas começou em disputas nas categorias de base, onde competiu nas Paralimpiadas Escolares, tendo o incentivo do professor Antônio Sérgio. Logo Thiego Marques mostrou seu potencial, aos 12 anos de idade, e em pouco tempo passou a integrar a Seleção Brasileira de Jovens e depois a seleção principal, onde segue sendo convocado para grandes desafios.

Para o 1° desafio internacional, a delegação brasileira contará com nomes tradicionais como o da campeã paralímpica e mundial Alana Maldonado, onde é promessa de boa pontuação no ranking mundial, assim como Thiego Marques, que vai competir na categoria 60 kg, sendo que a partir de agora, a modalidade inicia uma nova era após aprovação das alterações nas regras que separam os atletas em dois grupos de classificações oftalmológicas e reduzem o número de categorias.

Projeto Esporte e Cidadania (PEC)

Atualmente, as aulas das escolinhas da Semel estão inseridas dentro do Projeto Esporte e Cidadania (PEC), onde conta com diversas modalidades como ballet, bicicross, capoeira, futebol de campo, futebol society, futsal, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, vôlei, xadrez e zumba. Em relação ao judô, hoje a secretaria disponibiliza 70 vagas, onde 58 já foram preenchidas com as aulas sendo no Complexo Esportivo da VS-10.

As aulas das modalidades da Semel são ministradas quatro vezes durante a semana em diversos polos como: Ginásio Poliesportivo Islander Souza, Complexo Esportivo do Rio Verde, Complexo Esportivo da VS-10, Complexo Esportivo do Novo Brasil, Praça da Juventude e nas microrregiões da zona rural. As matrículas seguem abertas e os pais ou responsáveis devem procurar os polos que atendem crianças e adolescentes de 4 a 17 anos.

Funcionamento das Escolinhas

Horário das 8h às 21h, em todas as modalidades ofertadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

Texto: Fábio Relvas

Foto: Elienai Araújo

Assessoria de Comunicação / PMP

 

11.4.22

Pesquisa Ipespe: Lula tem 43% e Bolsonaro, 25%; Moro e Ciro empatam com 8%

 Pesquisa foi realizada com 1.000 entrevistados, pelo telefone, entre os dias 7 e 9 de fevereiro de 2022; margem de erro é de 3,2 pontos percentuais

Giovanna Galvanida CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

A nova pesquisa Ipespe para as eleições presidenciais de 2022, divulgada nesta sexta-feira (11), indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto na pesquisa estimulada com 43%, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 25%. Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) empatam em 3º lugar, com 8%.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), vem em 4º lugar, com 3% das intenções de voto. Depois, aparecem Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante), empatados com 1%. Os nomes de Rodrigo Pacheco (PSD), Alessandro Vieira (Cidadania) e Felipe d’Avila (Novo) não pontuaram.

Além disso, 9% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco, nulo, não votariam ou não escolheriam nenhum dos citados, enquanto 3% se colocaram como indecisos.

Primeiro turno

Intenção de voto estimulada para presidente – cenário COM Sergio Moro (Podemos)

  • Lula (PT) – 43%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 25%
  • Ciro Gomes (PDT) – 8%
  • Sergio Moro (Podemos) – 8%
  • João Doria (PSDB) – 3%
  • Simone Tebet (MDB) – 1%
  • André Janones (Avante) – 1%
  • Rodrigo Pacheco (PSD) – 0%
  • Alessandro Vieira (Cidadania) – 0%
  • Felipe d’Avila (Novo) – 0%
  • Branco/nulo/não vai votar/nenhum – 9%
  • Indecisos/não respondeu – 3%

Intenção de voto estimulada para presidente – cenário SEM Ciro Gomes (PDT)

  • Lula (PT) – 44%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 26%
  • Sergio Moro (Podemos) – 8%
  • João Doria (PSDB) – 4%
  • Simone Tebet (MDB) – 2%
  • Rodrigo Pacheco (PSD) – 1%
  • André Janones (Avante) – 1%
  • Alessandro Vieira (Cidadania) – 1%
  • Felipe d’Avila (Novo) – 0%
  • Branco/nulo/não vai votar/nenhum – 10%
  • Indecisos/não respondeu – 3%

Intenção de voto espontânea para presidente

  • Lula (PT) – 36%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 24%
  • Sergio Moro (Podemos) – 4%
  • Ciro Gomes (PDT) – 4%
  • João Doria (PSDB) – 1%
  • Marina Silva (Rede) – 0%
  • Rodrigo Pacheco (PSD) – 0%
  • André Janones (Avante) – 0%
  • Branco/nulo/nenhum – 5%
  • Indecisos/não respondeu – 25%

Segundo turno

A Ipespe apresentou sete cenários de segundo turno entre os quatro primeiros colocados na pesquisa.

Cenário 1

  • Lula (PT) – 54%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 31%
  • Branco/nulo/não vai votar/indecisos – 15%

Cenário 2

  • Lula (PT) – 51%
  • Sergio Moro (Podemos) – 31%
  • Branco/nulo/não vai votar/indecisos – 18%

Cenário 3 

  • Lula (PT) – 50%
  • Ciro Gomes (PDT) – 24%
  • Branco/nulo/não vai votar/indecisos – 26%

Cenário 4

  • Lula (PT) – 53%
  • João Doria (PSDB) – 18%
  • Branco/nulo/não vai votar/indecisos – 29%

Cenário 5

  • Ciro Gomes (PDT) – 45%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 33%
  • Branco/nulo/não vai votar/indecisos – 22%

Cenário 6 

  • João Doria (PSDB) – 40%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 34%
  • Branco/nulo/não vai votar/indecisos – 26%

Cenário 7 

  • Sergio Moro (Podemos) – 32% 
  • Jair Bolsonaro (PL) – 30%
  • Branco/nulo/não vai votar/indecisos – 38%

Metodologia

Esta nova edição da pesquisa Ipespe foi realizada por telefone com 1.000 entrevistados entre os dias 7 e 9 de fevereiro de 2022, com pessoas de 16 anos ou mais de todas as regiões do país.

A margem de erro máxima estipulada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03828/2022.

Eleições 2022

CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

Fonte: CNN Brasil

Parauapebas: Presidente PT registra BO contra bolsonarista que está incitando “ovada” contra Lula

 A ocorrência foi registrada nesta quarta-feira (6/4). O líder do movimento estaria pedindo doação de ovos para jogar em Lula, que participa de evento político em Parauapebas 

                  "Miquinha" registra BO contra bolsonarista Gilson Fernandes 

O presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Parauapebas, vereador Israel Pereira Barros, o "Miquinha", registrou, na ;ultima quarta-feira (6/4), um Boletim de Ocorrência contra o bolsonarista Gilson Fernandes, que estaria incitando um movimento pelas redes sociais, para jogar ovos no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participa de uma ação política em Parauapebas, nesta quinta-feira (7/4), no Plenário da Câmara Municipal (CMP).

Na ocorrência, “Miquinha” relata que Gilson publicou em um grupo de Whatsapp chamado “Potoca de Parauapebas” ofensas a seu partido e a Lula, assim como convoca os bolsonaristas a irem ao evento e doem ovos, para jogar no ex-presidente. Segundo o vereador, Gilson chamou sua legenda de “Partido Comunista Petralhas Sociopatas” e que iria realizar um evento político com a presença do “condenado e asqueroso Luladrão”.

“Nós, patriotas conservadores, também estaremos no local lançando uma campanha nacional, que tem por título ‘Doe uma cartela de ovos para o condenado do PT. Até o presente momento já temos 10 caixas de ovos para essa importante ação patriota pelo Brasil”, teria postado Fernandes, convocando os simpatizantes de Bolsonaro a irem à Câmara para fazer a manifestação contra Lula.

Para Israel, a ação de Gilson pode gerar tumulto e até mesmo deixar feridos, sem contar as palavras ofensivas usadas. A Polícia Civil já começou a investigar o caso.

 Fonte : Tina DeBord

9.4.22

Justiça| MPPA pede prisão preventiva de acusado de maltratar cadela

 O acusado foi preso em flagrante nesta quinta (7/4). A cachorra vivia o tempo todo acorrentada, sofrendo maus-tratos e estava completamente esquálida, por não receber receber alimento


O Ministério Público do Estado do Pará, através da promotora de Justiça Maria José Vieira de Carvalho Cunha, pediu a prisão preventiva do homem acusado de maus-tratos contra uma cadela em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. A promotora participou nesta sexta-feira (8/4) da audiência de custódia do acusado, que foi preso por auto de prisão em flagrante delito na quinta-feira (7/4), pela prática do crime de maus-tratos contra a cachorra, que vivia mantida em cativeiro.

O homem acorrentava o animal permanentemente. A cadela estava esquálida, por não receber alimentação necessária, e em estado de profundo sofrimento. A prisão foi realizada pela titular da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), e comunicada ao Juízo da Comarca de Ananindeua, que no prazo legal de 24 horas, realizou a audiência de custódia.

O fato foi amplamente divulgado pelas mídias sociais, com exibição de vídeos e fotos, que demonstram, claramente, a situação que era imposta a cachorra pelo seu tutor, que negligenciava de forma consciente os cuidados devidos por lei ao animal.

Segundo o Ministério Público, a situação que envolve maus-tratos aos animais é objeto de atenção pelos órgãos de segurança pública. O MPPA observa que estudos recentes realizados por profissionais da área comprovam aquilo que já é praticado pelo FBI, que é conhecido como teoria do elo ou do link, que comprova que quem agride vulneráveis e inocentes, como são os animais, muito provavelmente também agride outros vulneráveis que possam existir em sua companhia.

O Ministério Público enfatiza que a prisão ocorreu no mês em que se destina à prevenção e para coibir a prática de crime de maus-tratos contra animais, conhecido como “Abril laranja".

“Sendo o Ministério Público, o depositário dos direitos insculpidos no texto constitucional e guardião da tutela ambiental, direito fundamental e diante da norma violadora penal, assumindo a função de vigília do próprio Estado Democrático de Direito,  e tendo observado que a prisão em flagrante delito, observou todas as formalidades, respeitados todos os direitos constitucionais e legais do acusado, pautou-se, por sua representante, pela homologação da prisão em flagrante delito e ante a presença do clamor social e da violação da ordem pública pugnou pela conversão da prisão em flagrante pela decretação da prisão preventiva, aguardando a decisão judicial”, diz o pedido do MPPA.

Resgate: A cachorra de cerca de três a quatro anos foi resgatada, na tarde desta quinta-feira, no Bairro do Curuçambá, em Ananindeua. O resgate mobilizou uma equipe da Unidade Integrada de Polícia do Meio Ambiente (Dema) e a perícia da Polícia Científica.

A delegada da Dema, Adryana Magno, registrou a ocorrência e informou que a sua equipe recebeu a denúncia pelo Disque 181, e após também observou que havia vídeos nas redes sociais com imagens da cadela em sofrimento.

"Conseguimos reunir uma equipe técnica e representantes de uma rede de proteção ao animal, assim como um perito da Polícia Científica. Chegamos no local e, de fato, o animal estava sem abrigo, ou seja, ele não tinha proteção de chuva nem de sol, não tinha comida e nem água e estava em estado de desnutrição", disse a  delegada.

 

Por Tina DeBord

Fonte: MPPA

*TRÊS TEMPOS*

         *COLUNA DO Edson Luiz* *1° TEMPO*   O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem sido um dos principais protagonistas n...