15.9.20

Jovem de Canaã desaparece em Parauapebas após marcar encontro pela internet




A Polícia Civil procura por Edna Erika Costa Ferreira, de 25 anos. A jovem, que vive com a família em Canaã dos Carajás, desapareceu após marcar um encontro com uma pessoa que conheceu pela internet.

A mãe, Ruth Ferreira da Costa, registrou boletim de ocorrência na delegacia do município, informando que Edna saiu da cidade com destino a Parauapebas há três dias, na última quinta (10), por volta das 16h30, dizendo que iria na casa de uma pessoa.

A mãe da jovem informou à polícia que Edna chegou em Parauapebas às 18:20 e não sabia quem era a pessoa, nem o endereço no município vizinho. “Um amigo da minha filha me disse que Edna tinha ido para a casa de uma mulher com quem mantinha contato através das redes sociais”, conta.

Segundo Ruth da Costa, a última vez que a conta de Edna esteva online pelo Whatsapp foi na sexta-feira (11), por volta das 14h. “Estou desesperada, minha filha desapareceu. Não a vejo há três dias”, desabafa. Ruth afirma ter ligado várias vezes para a filha sem obter retorno.

Edna saiu de Canaã apenas com uma mochila e algumas peças de roupa. A intenção era retornar para casa no mesmo dia que saiu. Quem tiver alguma informação do paradeiro da jovem pode entrar em contato pelo telefone (94) 99270-0949. (Nyelsen Martins) 

fonte Correio de Carajás.               

Suicídio na pauta do Temas de Saúde

Médico psiquiatra Efrahim Teixeira fala sobre como cuidar da prevenção

O Temas de Saúde é veiculado pela Web Rádio Jus

O Brasil está em oitavo lugar no ranking mundial de suicídios e a doença mental está presente em média em 90% dos casos. As informações são do psiquiatra Efrahim Teixeira, do Serviço Médico do Tribunal de Justiça do Pará, entrevista do programa “Temas de Saúde”, que foi ao ar, nesta segunda-feira, 14, a partir de 11 horas, na webradiojus.com.br.

O psiquiatra disse que a prevenção é possível e diz que é preciso, entre outras coisas, um comportamento mais ético por parte da mídia na cobertura desses casos, acesso ao tratamento disponível e empatia da família e da comunidade para reconhecer os sinais e acolher as pessoas que enfrentam o problema.

O Temas de Saúde é uma produção da Coordenadoria de Saúde do TJPA e vai ao ar sempre às segundas, quartas e sextas-feiras na webradiojus.com.br.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa
Texto: Will Montenegro
Foto: Divulgação/Reprodução/Internet

Norma garante condições especiais de trabalho

 


Ato do CNJ beneficia portadores de necessidades especiais

O processo foi julgado pelo Plenário do CNJ na sessão da última terça-feira, 8

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou por unanimidade o Ato Normativo nº 0008357-32.2019.2.00.0000, que, por meio de resolução, institui condições especiais de trabalho para magistrados e servidores com deficiência, necessidades especiais ou doença grave ou que sejam pais ou responsáveis por dependentes nessa mesma condição. O processo retornou à pauta da sessão da última terça-feira, 8, após pedido de vista do conselheiro Marcus Vinícius Jardim Rodrigues. O ministro Dias Toffoli, apresentou voto vista antecipado com modificações acatadas pelo Plenário ao texto da relatora, conselheira Tânia Reckziegel.
 
Dentre as condições especiais de trabalho, está a autorização para cumprir a jornada em regime de teletrabalho. “Essa resolução não estabelece nenhum privilégio, tanto que não contém nenhuma distinção entre magistrados e servidores. Apenas faz cumprir os preceitos previstos na Constituição Federal”, declarou Dias Toffoli durante a votação. Toffoli destacou, ainda, que a concessão de qualquer condição especial prevista na norma não justifica qualquer atitude discriminatória no trabalho, inclusive no que diz respeito à concessão de vantagens de qualquer natureza.
 
Em seu voto, Tânia Reckziegel traçou um histórico da abordagem legal no país em relação às pessoas com deficiência. A conselheira ressaltou a longa a caminhada desse grupo até alcançar visibilidade em termos de tutela de direitos. “É imprescindível a adoção de cuidados especiais para que essas pessoas possam desenvolver suas capacidades e aptidões para o exercício de seus direitos e liberdades fundamentais, inerentes à cidadania”, afirmou. Ela também enfatizou a participação “justa, fundamental e necessária” do CNJ no reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência e avaliou que se trata de mais uma contribuição do órgão para o avanço do Poder Judiciário.
 
Para ter acesso à resolução que institui o ato normativo, clique aqui

Fonte: Coordenadoria de Imprensa
Texto: Anna Carla Ribeiro, com informações do CNJ
Foto: WEB

24.8.20

Porto Futuro recebe primeira fase do projeto de intervenção paisagística

Porto Futuro recebe primeira fase do projeto de intervenção paisagística

Governo do Estado e empresariado se uniram para o plantio no local de árvores do bioma amazônico

A primeira fase da intervenção paisagística no Parque Urbano Belém Porto Futuro foi iniciada neste sábado (22) com o plantio simbólico de 22 árvores. O ato teve a presença do governador Helder Barbalho; da secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, e de representantes de entidades empresariais paraenses que contribuem com a arborização do espaço, aberto ao público na última quarta-feira (20). Ao som das melodias do Quarteto de Cordas Vicezzo e do Trio Andaluz, moradores da área e de outros bairros participaram da cerimônia e aprovaram a iniciativa do governo do Estado em parceria com o empresariado.

Governador Helder Barbalho iniciou o plantio simbólico das espécies amazônicas no Parque Porto FuturoFoto: Jader Paes / Ag.Para

“As parcerias com as entidades e demais segmentos do nosso Estado permitem com que estejamos arborizando este espaço fantástico, que seguramente está adequado a nossa realidade, já que teremos uma qualidade e comodidade no ambiente. A arborização é a cara da nossa região. Nós temos que preservar a floresta e cultivar o verde”, disse o governador, que fez o plantio simbólico de uma árvore de Pau Brasil.

Durante a cerimônia, Helder Barbalho também homenageou, com a entrega de placas, as entidades paraenses que contribuíram para a intervenção paisagística no Porto Futuro, doando espécies da flora amazônica.

Espécies do bioma regional, como a jutairana, já fazem parte do ambiente do Parque UrbanoFoto: Jader Paes / Ag.Para

Esta é a primeira fase do projeto de arborização do Parque Urbano, que está sob a gestão da Secult. No total, 180 espécies do bioma amazônico serão doadas ao novo espaço de cultura, lazer e turismo de Belém. A inciativa é coordenada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), em cooperação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com mais de 20 entidades e associações empresariais.

Para a secretária Ursula Vidal, o Parque vai dar prosseguimento ao corredor de lazer à beira do rioFoto: Jader Paes / Ag.ParaCorredor de lazer - “Assim que nós abrimos o Parque essa parceria tomou forma com as 20 entidades empresariais que nos ajudaram nesse processo de arborização. Só estávamos esperando o repasse da CDP (Companhia Docas do Pará) para o Estado para fazermos essa intervenção importante. Nós sabemos que o Parque é um instrumento importante, e vai dar prosseguimento a esse corredor de lazer à beira do rio. Sabemos que as árvores são essenciais para garantirmos o maior tempo necessário de uso do Parque”, destacou a secretária Ursula Vidal.

Moradora do bairro da Pedreira, em Belém, a dona de casa Ivete Queiroz, 46 anos, foi conhecer o espaço na tarde de hoje em companhia da família, e aprovou a estrutura construída pelo governo do Estado. “Achei bem bonito e amplo. É mais uma opção para os moradores de Belém. Agora vou esperar abrir os restaurantes também para fazer um novo passeio”, disse Ivete.

A mesma opinião é compartilhada pelo estudante Rafael Almeida, 18 anos, que aproveitou a tarde do sábado para passear pelo local. “O espaço ficou mais bonito e interessante. As pessoas podem vir e passear. Vamos ter mais árvores, e a partir de agora vou vir sempre”, afirmou.

Última parte das obras que compõem a primeira etapa do Projeto Porto Futuro, o Parque Urbano foi aberto ao público após a CDP repassar a gestão do espaço para o governo do Estado. O Parque funciona todos os dias, das 6 às 22 h. A expectativa é que 8 mil pessoas circulem pelo local diariamente.

Infraestrutura urbana - Com arquitetura inovadora, o Parque Urbano Belém Porto Futuro possui espaços para exposição de artesanato e shows, quiosques com opções de comidas e bebidas típicas, áreas para lazer infantil e centro de convenções. O projeto é composto por parque urbano, zonas de estacionamento, Praça Futuro, Praça General Magalhães (revitalizada) e outras obras periféricas, como a implantação de uma ponte para melhorar o tráfego nas imediações. Além disso, foram instalados bancos para descanso, paisagismo e pontos para uso de energia gratuita. Também há a preocupação com a segurança, que será garantida com um posto policial, gradil ao redor do parque e sistema de monitoramento.

O estudante Rafael Almeida gostou da estrutura do parque e quer se tornar frequentador assíduoFoto: Jader Paes / Ag.ParaIniciado em março de 2018, o projeto foi uma proposição do Ministério da Integração Nacional, à época em que Helder Barbalho foi titular da pasta. Na primeira fase, está contemplada a construção de uma ponte sobre o canal da Avenida Visconde de Souza Franco (Doca); a abertura da Rua Belém, ligando a Avenida Pedro Álvares Cabral à Travessa Rui Barbosa; a criação de estacionamentos, praça gourmet e a reforma da Praça General Magalhães. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, foram investidos R$ 34,5 milhões na construção do Parque Urbano Belém Porto Futuro.

Helder Barbalho homenageou os parceiros do projeto com a entrega de placas

Por: Bruno Magno (CPH) - Agência Pará

3.8.20

Rei emérito Juan Carlos deixa Espanha em meio a investigação

 

Ele é investigado sobre suposta corrupção em contrato de ferrovia

 O rei emérito da Espanha Juan Carlos disse a seu filho, o rei Felipe, que decidiu deixar o país, informou a Casa Real nesta segunda-feira (3), depois que surgiram alegações de corrupção sobre ele nas últimas semanas.

Em junho, a Suprema Corte espanhola abriu uma investigação sobre envolvimento de Juan Carlos em um contrato ferroviário de alta velocidade na Arábia Saudita, após o jornal suíço La Tribune de Geneve informar que ele havia recebido 100 milhões de dólares do rei saudita.

Através de seu advogado, Juan Carlos, de 82 anos, se recusou a comentar as alegações.

"Guiado pelo meu desejo de fazer o melhor para servir ao povo espanhol, suas instituições e a você como rei, estou lhe informando da minha ... decisão de deixar a Espanha neste momento", afirmou o palácio ao citar a carta de Juan Carlos para o rei.

O rei Felipe agradeceu a Juan Carlos pela decisão, ressaltando "a importância histórica que o reinado de seu pai representa" para a democracia na Espanha.

Ele também reafirmou "os princípios e valores nos quais se baseia a democracia de acordo com nossa Constituição e estrutura legal".

Os monarcas espanhóis têm imunidade durante o reinado, mas Juan Carlos abdicou em 2014, deixando-se potencialmente vulnerável a acusações.

O rei Felipe pôs fim a uma pensão do palácio ao pai e renunciou à própria herança em março, após alegações sobre contas secretas no exterior.

Fonte: Agencia Brasil

Dólar ultrapassa R$ 5,30 e fecha no maior valor em duas semanas


Alta da indústria americana e Copom pressionaram cotação

Num dia de ajustes no mercado internacional e de expectativas em relação a um novo corte da taxa Selic, o dólar voltou a ultrapassar a barreira de R$ 5,30 e fechou no maior nível em duas semanas. O dólar comercial encerrou esta segunda-feira (3) vendido a R$ 5,314, com alta de R$ 0,096 (+1,83%).

A cotação está no maior nível desde 20 de julho, quando tinha encerrado em R$ 5,342. A divisa acumula alta de 32,43% em 2020.

No mercado de ações, o dia foi marcado pelas oscilações. O índice Ibovespa, da B3 (a bolsa de valores brasileira), alternou altas e baixas, mas fechou o dia com pequeno recuo de 0,08%, aos 102.830 pontos.

Estados Unidos

A valorização nesta segunda-feira foi lastreada em dados melhores da indústria nos Estados Unidos, que amenizaram temores sobre desaceleração no ritmo de retomada da maior economia do mundo após uma série de números fracos divulgados nas últimas semanas. Caso se confirme a expectativa de que menos estímulos sejam necessários, o governo norte-americano injetará menos dólares no mercado, elevando a cotação da moeda.

O impasse nas negociações entre democratas e republicanos em relação a um novo pacote de ajuda para a economia dos Estados Unidos também contribuiu para pressionar o dólar. Dados sugerem que a economia dos Estados Unidos está perdendo fôlego e segue ameaçada pela alta nos casos de coronavírus no país.

Além disso, em meio à deterioração das finanças públicas do país e à ausência de um plano crível de consolidação fiscal, a agência de classificação de risco Fitch reduziu na sexta-feira (31), após o fechamento dos mercados, a perspectiva para o rating dos Estados Unidos de estável para negativa.

Selic

No Brasil, o mercado aguarda a decisão de política monetária do Banco Central, na quarta-feira (5). A expectativa geral é de novo corte de 0,25 ponto percentual na Selic, para 2% ao ano, com sinalização de estabilidade à frente, como revelou o boletim Focus, pesquisa com instituições financeiras divulgada toda semana pelo Banco Central (BC).

Uma eventual continuidade da queda nos juros derrubaria ainda mais as taxas de retorno da renda fixa brasileira, deixando esse investimento menos atrativo em comparação a mercados de outros emergentes.

* Com informações da Reuters

Edição: Wellton Máximo  Fonte: Agencia Brasil

31.7.20

Agora é oficial! Flamengo acerta a contratação de Domènec Torrent


Domènec Torrent já falou com a camisa do Flamengo
O Novo Técnico chega com vontade de vencer..

Dom

                                               















O catalão Domènec Torrent é oficialmente o novo técnico do Flamengo, substituindo Jorge Jesus. A assinatura do contrato ocorreu na Espanha, nesta sexta-feira, após encontro do treinador com Marcos Braz e Bruno Spindel, vice-presidente de futebol e diretor executivo da pasta do clube.

O espanhol já gravou um vídeo com a camisa do Flamengo e, em português, disse: "Olá, sou Domènec. Estou muito feliz em fazer parte desta grande nação. Vamos lutar para ganhar títulos e nos vemos em breve. "

Ele só se desligou da equipe inglesa para ir dirigir o New York City FC, pertencente ao mesmo conglomerado, onde permaneceu entre 2018 e 2019 e realizou boas campanhas, chegando às semifinais nos dois anos, em sua única experiência como treinador após 16 anos.

Ele já havia treinado o Palamós (2003-2004) e Girona (2005-2006). E, após ter encerrado a carreira como jogador, foi técnico do Palafrugell, entre 1994 e 2000.

A expectativa é a de que, moldando as teses de Guardiola às suas ideias de jogo, Torrent faça a equipe jogar com o mesmo conceito dinâmico e ofensivo implementado por Jesus. E, com isso, conquiste novamente a Libertadores e, desta vez, o Mundial Interclubes.

A aposta é alta, mesmo com a qualidade do elenco do Flamengo que, certamente, já pautou as reuniões entre Torrent e a diretoria do clube. Nas conversas, tudo foi esmiuçado, como o tempo de contrato (que vai até dezembro de 2021) e as intenções de Torrent em relação à montagem da equipe.

Torrent já havia afirmado, em entrevista ao jornalista italiano Gianluca Di Marzio, que conhece bem os jogadores do Flamengo:

"Eu gosto de me manter atualizado sobre o futebol ao redor do mundo. Então, vi muitas partidas do Campeonato Brasileiro no último ano. Conheço perfeitamente a equipe que eles (Flamengo) têm", disse.

Os dirigentes flamenguistas não gostariam por exemplo, de trazer um técnico que queira mudar radicalmente o time, podendo descartar, por exemplo, jogadores como Gabigol ou Bruno Henrique, de acordo com seus critérios. E para não haver esse tipo de imprevisto, foi tudo conversado antecipadamente.

Fonte: R7 Futebol.

Toffoli defende que juiz só possa ser candidato oito anos após deixar a magistratura


Toffoli defende que juiz só possa ser candidato oito anos após deixar a magistraturaFoto: Reprodução

O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nesta quarta-feira (29) que o Congresso aprove um prazo de oito anos para que juízes e membros do Ministério Público possam se candidatar a cargos políticos.

Toffoli deu a declaração durante sessão no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para ele, a quarentena para juízes e procuradores antes de se candidatarem em eleições evitaria "demagogia" no exercício do cargo.

“Assim se evitaria de utilização da magistratura e do poder imparcial do juiz para fazer demagogia, aparecer para a opinião pública e depois se fazer candidato”, afirmou. “Quem quer ser candidato, tem que deixar a magistratura, tem que deixar o Ministério Público. E há que haver um período de inelegibilidade, sim”, disse o ministro.

Na sessão do CNJ, foi discutido o caso de um juiz do Maranhão que foi proibido de participar de lives político-partidárias, por causa de sua função de magistrado .

“Esse caso é paradigmático. Porque a imprensa começa a incensar determinado magistrado e ele já se vê candidato a presidente da República, sem nem conhecer o Brasil, sem nem conhecer seu estado, sem nem ter ideia do que é a vida pública”, afirmou Toffoli.

“A respeitabilidade do Poder Judiciário se faz pela sua imparcialidade, não só pela imparcialidade presente, é na perspectiva do futuro”, completou. "Não se pode fazer demagogia com a vida alheia”, completou o presidente do Supremo.

Toffoli pediu que o Congresso aprove uma regra para instituir o período de inelegibilidade."Volto a pedir ao Congresso Nacional que estabeleçam prazos de inelegibilidade para membros da magistratura e do Ministério Público que deixarem suas carreiras para que não possam fazer dos seus cargos e das suas altas e nobres funções meios de proselitismo e demagogia”, disse Toffoli.

No início da tarde, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse concordar com a proposta, mas avaliou que caberá ao plenário debater o prazo ideal de inelegibilidade. Segundo Maia, o tema pode ir a votação ainda este ano.

 

Como é a regra atual

Atualmente, a Lei de Inelegibilidades prevê prazos de até seis meses para que juízes e promotores deixem o cargo para se candidatar, dependendo do cargo. O prazo de oito anos só é aplicado se houve aposentadoria compulsória ou para os que tenham perdido o cargo por processo disciplinar.

Outros cargos também exigem saída prévia, chamada prazo de desincompatibilização, como ministros e secretários de estado, diretores de autarquias, autoridades policiais e servidores públicos.

 

Repercussão

Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), defendeu o direito dos juízes de “participarem do debate público e da vida política do país, sempre respeitando os limites legais”.

“Já existem prazos estabelecidos para que juízes e promotores deixem cargos públicos para se candidatar. Portanto, a AMB é contrária a qualquer ato que vise ampliar o tempo de inelegibilidade eleitoral para membros do Poder Judiciário após afastamento definitivo da função pública. Projetos com esse teor ferem o princípio da isonomia e violam os direitos políticos dos membros do Poder Judiciário. Uma afronta desproporcional ao direito fundamental dos magistrados ao exercício da cidadania”, disse.

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), juiz Eduardo André Brandão, afirmou que "hoje já existe uma quarentena de três anos para o juiz que deixa o cargo ou é exonerado para ele advogar, atuar nos tribunais de origem". "A Ajufe entende que tem que se buscar um equilíbrio entre o que existe hoje e essa proposta feita para inelegibilidade dos magistrados”, afirmou.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, diz concordar com a proposta de Toffoli.

"A proposta que visa à ampliação do período de quarentena de membros do Ministério Público e da magistratura é muito bem vinda e muito importante. Muito bem vinda porque protege o próprio Poder Judiciário da exploração política de integrantes do Ministério Público ou da magistratura possam fazer do prestígio de seus cargos. Isso é uma salvaguarda à própria missão institucional e à separação entre poderes", afirmou em resposta à TV Globo.

 

Sessão do CNJ

Na sessão, o CNJ decidiu, por maioria, proibir o juiz Douglas de Melo Martins, responsável por determinar o lockdown (bloqueio total) na Região Metropolitana de São Luís, de participar de lives com conotação político-partidária.

O conselho manteve liminar (decisão provisória) concedida em maio pelo corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins, em uma reclamação disciplinar apresentada contestando a postura do magistrado.

Segundo o corregedor, houve participação de eventos virtuais vinculados à militância política ou à atividade político-partidária, o que é vedado a juízes.

“A intenção foi evitar que haja interpretação duvidosa por parte de magistrados”, afirmou o corregedor em seu voto, pela manter a decisão. “Não só viola o Código de Ética, mas a Lei da Magistratura.”

Segundo o corregedor, a manutenção da vedação tem caráter “pedagógico” sobre a atuação de todos os magistrados. “A pandemia chegou, mas o CNJ continua sadio.”

Em seu voto no retorno do julgamento, Toffoli afirmou que “o CNJ tem o dever de zelar pelo prestígio da magistratura nacional e não pode fechar os olhos a aparições públicas de magistrado que transmitam à sociedade a impressão de se revestirem de caráter político partidário por via de consequência de comprometimento da imparcialidade judicial”.

“Não cabe ao Judiciário definir políticas públicas. Não é competência da magistratura. Isso é competência para as instituições e poderes eleitos democraticamente; Poder Executivo, nas esferas da federação e dos respectivos Poderes Legislativos”, completou.

Ainda segundo Toffoli, manter a decisão temporária é necessário. “Sem essa liminar, o juiz estava indo até em programa de receita de bolo na televisão para falar que ele tinha a solução dos problemas do seu estado. Isso não é função da magistratura”, concluiu. “O ministro Humberto não colocou um zíper na boca do juiz.”

 

Fonte: G1 — Brasília

A nova cédula de R$ 200, trará a esfinge do lobo-guará, que sofre com o desmatamento no Cerrado .


As cédulas são uma das maiores divulgadoras da fauna brasileira. Desde 1994, com o surgimento do real, elas trazem estampados os animais que povoam a biodiversidade do país. Agora, para a anunciada nota de R$ 200, que o Banco Central colocará em circulação em agosto, a imagem escolhida é a do Lobo-Guará, o maior canídeo sul-americano e típico do Cerrado.

“O lobo-guará é talvez a espécie mais icônica do bioma Cerrado. É um animal sempre associado à imagem dos vastos campos e savanas permeados pelas belíssimas veredas que compõem as paisagens especiais do Brasil Central. É muito importante associarmos nosso patrimônio natural a símbolos de valor, mas isso precisa vir associado à consciência de que para sobreviverem necessitam que seu habitat natural esteja preservado”, alerta Reuber Brandão, membro da RECN – Rede de Especialistas em Conservação da Natureza e professor associado da Universidade de Brasília.

Elegante e discreto, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo silvestre da América do Sul. Números estimados apontam que no Brasil há cerca de 24 mil indivíduos, com a maior parte deles vivendo no Cerrado. Eles podem ser encontrados ainda, em menor número, na Mata Atlântica, no Pantanal e no Pampa.

O lobo-guará figura na lista de espécies ameaçadas do Ministério do Meio Ambiente, na categoria de vulnerável, e depende da preservação de seus ambientes naturais para continuar existindo. 

O comprometimento dos seus habitats está associado ao crescimento das chamadas áreas antropizadas (onde a natureza sofre a ação do homem). 

Além da degradação do meio afetar diretamente a manutenção da vida nessas localidades, o avanço desordenado de atividades humanas sobre o Cerrado e centros urbanos proporcionam a perda de hábitats, o aumento da caça, de atropelamentos e da disseminação de doenças a partir do contato com cães domésticos.  

Estima-se que cerca da metade da área original do Cerrado já tenha sido destruída. Incêndios florestais, obras de infraestrutura para energia hidrelétrica e demanda por carvão vegetal para a indústria siderúrgica também ameaçam o bioma.

“Precisamos entender que existe diferença entre valor e grandeza. Apesar da escolha da espécie para ilustrar as novas cédulas de real ser positiva, o valor destes organismos e da natureza brasileira é imensamente superior ao valor nominal do dinheiro. Nesse caso, a grandeza se traduz por meio de medidas efetivas pela proteção do patrimônio natural imenso, insubstituível e único. É atribuir valor à conservação da biodiversidade, do bioma Cerrado, das Unidades de Conservação de Proteção Integral e ao icônico e elegante lobo-guará”, avalia Brandão. 


O lobo-guará

O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) pode atingir até um metro de altura e pesar 30 quilos. Sua pelagem laranja avermelhada, além da beleza, lhe confere alguns apelidos, como lobo-de-crina e lobo-vermelho. Sua gestação dura pouco mais de dois meses, com média de dois filhotes. Livre na natureza, vive cerca de 15 anos. Além do Brasil, é encontrado na Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai.

Tem comportamento discreto, solitário e pouco ofensivo, preferindo se manter distante dos humanos. Geralmente, pode se alimentar de animais de grande porte, como os veados campeiros, ou pequeno porte , como roedores, tatus e perdizes, além de frutos típicos do Cerrado, como o araticum (Annona crassiflora) e a lobeira (Solanum lycocarpum), também atuando como importante dispersor de sementes.

Fonte: Portal Carajás o Jornal

30.7.20

Mangueirão recebe últimos preparativos para volta do Parazão 2020

Mangueirão terá Paragominas e Paysandu, às 19h, deste sábado (1°); e Bragantino e Independente, às 9h, de domingo (2)

Primeiros jogos do campeonato retornam neste sábado (1º) e domingo (2), após a paralisação por causa da pandemia da Covid-19, e nesta quinta-feira (30) e sexta-feira (31), a praça esportiva recebe higienização completa 

Final de semana de Parazão 2020 em Belém. É hora de recomeçar. A expectativa é enorme para ver a bola rolar no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. As primeiras disputas, nesse retorno após a suspensão das atividades esportivas por causa da pandemia do novo coronavírus, serão entre os clubes Paragominas e Paysandu, às 19h, deste sábado (1°); e Bragantino e Independente, às 9h, deste domingo (2).

Os preparativos são finalizados no Mangueirão para os primeiros jogos com a praça esportiva recebendo serviços completos de higienização nesta quinta-feira (30) e sexta-feira (31). 

O espetáculo no gramado não terá a presença dos aficionados torcedores nas arquibancadas. E para receber as partidas no Mangueirão, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), responsável pela gestão do espaço, “entrou em campo” adotando medidas preventivas para garantia de segurança e saúde de todos os profissionais que vão conribuir com a realização dos espetáculos futebolísticos.

Ações de desinfecção são feitas pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário (Sedap) e Comando do 4° Distrito NavalFoto: Seel / AscomDiretor do Estádio Olímpico do Pará, Fábio Lima declarou que mesmo na pandemia, a Seel continuou realizando toda a manutenção necessária no Mangueirão e agora, com a retomada dos jogos, os serviços estão sendo intensificados como o cuidado com o gramado, que está passando por um tratamento especial com corte, adubação e pulverização para dar melhores condições às partidas.

"Nesta quinta e sexta o estádio passa por sanitização e higienização completa. Nos dias de jogo será feita a aferição da temperatura de todos os profissionais que estarão trabalhando, além da obrigatoriedade do uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel em todas as dependências, sempre seguindo o protocolo de segurança”, ressaltou o diretor  Fábio Lima.

Nesta quinta (30) e sexta (31), os serviços são intensificados para que tudo transcorra com segurança no retorno do Parazão 2020Foto: Seel / AscomAs ações de desinfecção são executadas em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário (Sedap) e com a Equipe de Resposta Nuclear Biológica Química e Radiológica do Comando do 4° Distrito Naval. “Estamos usando a solução química, que é essencial no combate ao novo coronavírus e outros patógenos em toda a área, e em especial naquelas com maior circulação de pessoas como vestiários e cabines”, disse o coordenador da ação pela Sedap, Victor Lax. 

Em relação à cobertura da imprensa esportiva, as equipes dos veículos de comunicação terão até três profissionais, no máximo, e as cabines de imprensa do estádio também passaram por modificações para observar a recomendação de distanciamento.

De acordo com o gerente de Segurança do Estádio Olímpico do Pará, Cláudio Santos, na manhã desta sexta, no Mangueirão, 43 pessoas envolvidas no planejamento e operacionalização dos jogos passarão pela avaliação dos testes-rápidos de detecção da Covid-19.

Fonte: Agencia Pará.


Centro de Perícias Científicas normaliza serviços nesta segunda, 03/08


Serviços da atividade-fim retornam à normalidade nos setores do Instituto Médico Legal (IML) e Instituto de Criminalística do CPCRC

Nesta segunda-feira (3) os serviços administrativos e de atendimento ao público voltam a funcionar normalmente na sede do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC), na avenida Mangueirão, 174-176, em bairro homônimo, em Belém, e também, nas unidades do interior. O retorno atende o decreto estadual nº 800, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), em 114 de julho, que dispõe sobre a retomada econômica, social e segura por meio do projeto Retoma Pará. 


Com o fim do regime de rodízio, os servidores retornarão ao horário normal de funcionamento, das 8h às 16h. Os serviços da atividade-fim também retornam à normalidade dos horários em todos os setores do Instituto Médico Legal (IML) e Instituto de Criminalística do CPCRC.

Confira os serviços e horários de atendimento do Instituto de Criminalística (IC):

* Odontologia Legal e Antropologia Forense

Lesão Corporal: diariamente, 8h às 20h.

Estimativa de idade: diariamente, 8h às 18h.

Identificação odontolegal: diariamente, 8h às 18h.

Ossadas e outros: recebidos no protocolo

Perícia odontológica: agendamento eletrônico: agendaiml@cpc.pa.gov.br 

Reconhecimento Cadavérico: Após 48h de chegada.

* Laboratório

Recebimento de entorpecentes: todos os dias 7h3O às 12h3O/ 13h30 às 18h3O/ 19h30 às 0h30.

* Perícias Genéricas

Núcleo de Crimes Contra a Vida: 24h.

Núcleo de Crimes Contra o Patrimônio e Núcleo de Impressão Datiloscópica: perícias internas e externas: segunda a sexta 7h às 19h. Sábado: regime de sobreaviso.

Núcleo de Fonética Forense: segunda a sexta 8h às 13h. 

Núcleo de Balística Forense (recebimento de armas): segunda a sexta 7h às 19h. 

Núcleo de Grafodocumentoscopia Forense: segunda a sexta 8h às 12h.

* Engenharia Legal

Gerência de Perícias Tecnológicas: atendimento administrativo segunda a sexta, 8h às 16h.

Perícias de Meio Ambiente: segunda a sexta: 7h às 19h. Sábado e domingo: regime de sobreaviso.

Perícias de Engenharia Aplicada: segunda a sexta: 7h às 19h. Sábado e domingo: regime de sobreaviso.

Gerência de Perícias Veiculares: atendimento administrativo Segunda á Sexta: 8h às 14h.

Perícias de Mecânica: Segunda á Sexta: 8h às 14h.

Perícias de Identificação Veicular e Danos: perícias internas: Segunda á Sexta, 8h às 14h; perícias externas: Segunda á Sexta, 13h às 19h.

Gerência de Perícia de Informática: atendimento administrativo: 8h às 14h.

Perícias Internas e Externas: Segunda á Sexta, 8h às 16h. Sábado e Domingo: regime de sobreaviso.

Instituto Médico Legal (IML)

* Necroscópico

Segunda á Sexta, 8h às 20h.

Sábado, Domingo e Feriado, 8h às 19h

* Lesão Corporal (Agressão)

Todos os dias, 8h às 21h.

* Lesão Corporal e Complementar (Acidentes)

Agendamento eletrônico: agendaiml@cpc.pa.gov.br

Atendimento pós agendamento: 

Segunda á Sexta, 8h às 21h30.

* Exames Psiquiátricos

Agendamento eletrônico: agendaiml@cpc.pa.gov.br

Atendimento pós agendamento: Segunda á Sexta, 8h às 12h.

* Sexológicos Flagrantes (somente realizados até 96h após o fato).

24 h - Vítimas adultas e Crianças.

Pará Paz Santa Casa: Segunda S sexta de 8h às 18h (Crianças e Adolescentes).

Pará Paz CPCRC: 

Segunda de 8h às 18h. Terça de 8h às 13h. Quarta de 8h às 12h. Quinta de 8h às 18h. Sexta de 8h às 13h (crianças e adolescente).

Pará Paz Mulher: Terça a Sexta de 8h às 13h.

Pará Paz Unidades Regionais e Núcleos Avançados: Segunda a Sexta de acordo com horário padronizado de cada perícia (mulheres, crianças e adolescentes).


* Sexológicos não Flagrantes (somente realizados até 96h após o fato).

Agendamento eletrônico: agendaiml@cpc.pa.gov.br

Fonte: Agência Pará..

Mineradora Vale abre vagas para Parauapebas, Canaã e Curionópolis

A mineradora Vale anunciou novas oportunidades de emprego para os municípios de Curionópolis (PA), Parauapebas (PA) e Canaã dos Carajás (PA).

A divulgação foi realizada no site oficial da empresa no espaço dedicado as oportunidades.

O município de Parauapebas abriga em suas terras o Projeto Ferro Carajás, Curionópolis, o Serra Leste e Canaã dos Carajás, os projetos Sossego e S11D.

Em Curionópolis, as vagas disponíveis são para as funções de Supervisor de Operação de Mina, Inspetor de Manutenção I e Laboratorista I.

Na “Capital do Minério” como é conhecida a cidade de Parauapebas as vagas disponíveis são para as funções de Supervisor de Manutenção Preventiva, Técnico de Manutenção, Técnico Especializado em Manutenção, Coordenação de Programação e Geologia, Analista Operacional Pleno e Operador de Equipamentos.

Já para Canaã dos Carajás que abriga o maior projeto da história da mineração, o Complexo S11D Eliezer Batista, a mineradora Vale seleciona Técnico Planejamento, Auxiliar Técnico de Manutenção, Técnico Especializado em Manutenção, Operador de Equipamentos e Instalações, Engenheiro, Técnico Eletricista, Mecânico e Eletricista.

Interessados nas oportunidades divulgadas acima devem realizar a inscrição no site da Vale. Saiba como visualizar as vagas abertas na Vale.

EXISTEM VÁRIAS FORMAS DE VISUALIZAR AS VAGAS EM ABERTO:

Quando você entra na página, ela mostra todas as vagas abertas no Brasil

Você pode fazer uma pesquisa buscando por palavras chave e/ou locais específicos

Existe também a possibilidade de clicar em “encontrar vagas”, fazer upload do seu cv e a ferramenta de inteligência artificial te sugerirá as vagas mais alinhadas ao seu perfil. Experimenta, é muito legal!


*TRÊS TEMPOS*

         *COLUNA DO Edson Luiz* *1° TEMPO*   O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem sido um dos principais protagonistas n...