27.5.19

Concerto musical lota o auditório do Centro Cultural de Parauapebas

O Centro Cultural de Parauapebas recebeu na quinta-feira (23) alunos e autoridades para o Concerto Didático do musicista e maestro Gean Aguiar. Alunos da Escola Estadual Euclydes Figueiredo participaram diretamente da apresentação de música clássica durante o evento, que teve apoio da prefeitura.   


Esta atividade é uma das etapas da pesquisa de mestrado da Universidade Federal de Goiás, realizad
a por Gean, que tem parte de suas raízes familiares em Parauapebas. O foco do trabalho é a formação de plateia para audições de música clássica, especialmente o repertório destinado a “Sua Majestado, o Violão”.



“O violão é meu instrumento de ofício e o tema formação de plateia é muito oportuno, a música de concerto é praticamente inexistente aqui na nossa região. Estudo autores que dividem a cultura em popular, de massa e erudita. Os dois primeiros estão presentes no município, já o erudito não está. Nos levantamentos iniciais entre os alunos que participam da minha pesquisa, constatei que em torno de 88% nunca tiveram oportunidade de ir ao teatro. É a primeira vez que eles vão assistir um concerto em uma casa de espetáculo”, enfatiza Gean.
A execução do repertório foi dos alunos da Escola Municipal de Música Maestro Waldemar Henrique e alunos da escola Euclydes Figueiredo que ensaiaram por seis meses músicas de Villa Lobos, Dilermano Reis, entre outros, e encantaram a plateia com as composições “Trenzinho Caipira” e “Conversa de Baiana”, clássicos da música brasileira.

Thaynara Carneiro, uma das alunas, traz o amor à música de casa, seu pai também toca violão. Ela fala sobre sua emoção ao participar da pesquisa, “a música sempre esteve dentro de mim, desde pequena e ela sempre está comigo. O violão foi uma escolha”, comenta emocionada.
“A música clássica não é tão comum hoje em dia. Por isso eu estou cada vez mais motivado a aprender e ampliar meu conhecimento na área de cultura”, destaca Marksom Barbosa, que também está nesta etapa do estudo.

Thaillany Cristine, aluna do 2º ano do Euclydes, veio assistir o concerto como parte das atividades das aulas de filosofia. “Como jovens, a gente não tinha a concepção do que é a música clássica. Este tipo de música não faz parte do nosso cotidiano. Eu vim, junto com outras turmas da escola, por achar interessante, por ter a curiosidade e por querer aprender mais sobre o tema”, ressalta.
“Nós ficamos muito felizes quando vemos um trabalho como esse. Gean é um talento! Já foi diretor da escola de música, da banda e do coral. Ele vai estudar fora e volta com um trabalho incluindo a comunidade de jovens do município. Estamos maravilhados, acreditamos na cultura como transformação social”, enfatiza o secretário municipal de Cultura, Saulo Ramos. 
Breve história de Gean Aguiar Licenciado em Música, pela Universidade do Estado Pará (Uepa), e pós-graduado em Regência Coral pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo. Já foi regente do Coral Municipal da Prefeitura de Parauapebas, diretor da escola de música e da banda.  É servidor público licenciado da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e está na última etapa da tese de mestrado.  
Texto: Andréa Reis
Fotos: Bruno Cecim

23.5.19


Prefeitura lança Feira da Agricultura Familiar no Shopping
No sábado (25) será inaugurada a Feira da Agricultura no Partage Shopping, uma iniciativa da Prefeitura de Parauapebas em parceria com o empreendimento comercial. O objetivo é gerar renda para famílias de pequenos produtores rurais, dar visibilidade à produção rural do município e ofertar ao consumidor produtos de qualidade.
Histórico
Em 2018, a Secretaria Municipal de Produção Rural (SEMPROR), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou 22 treinamentos na zona rural de Parauapebas e área do Contestado. Conteúdos como derivados do leite, derivados de frutas, embutidos e defumados, produção de ovos de páscoa, bombons de chocolate, panificação, cooperativismo e associativismo foram trabalhados nos treinamentos.
O público-alvo dos treinamentos foram produtores rurais que tinham matéria-prima como leite, carne e frutas, e precisavam agregar valor à sua produção, com aplicação de conhecimentos e tecnologia acessível. A certificação dos participantes dos treinamentos ocorreu no Partage Shopping, com a exposição e degustação dos produtos fabricados pelos produtores rurais.
Foi um evento com grande repercussão e que possibilitou o nascimento de uma parceria entre a Prefeitura e o Partage para a implantação da Feira da Agricultura Familiar.
A ideia de implantação da feira se apoia na difusão do conhecimento. Os treinamentos ofertados possibilitaram às famílias participantes melhoria da qualidade de vida, novas alternativas de trabalho com aplicação de tecnologia e geração de renda, principalmente com a produção de alimentos processados nas propriedades rurais.
O Partage Shopping é o maior e mais visitado empreendimento comercial do município de Parauapebas. Conta com 100 lojas e em média 10.000 visitantes aos sábados, tornando-se assim, uma grande “vitrine” para exposição e divulgação de produtos e serviços.
A Feira da Agricultura Familiar será realizada aos sábados, das 10 às 22 horas, com a participação de 11 produtores rurais, devidamente uniformizados, que irão expor e comercializar produtos que foram processados em suas propriedades rurais como, derivados do leite (doces, queijos), derivados de frutas (doces geleias e compotas), derivados de carne (embutidos e defumados), pães caseiros, chocolates, etc. A exposição será feita em barracas devidamente padronizadas, para garantir a estética do local e uma atração agradável aos visitantes e consumidores.
fonte: ASCOMLEG

Profissionais da rede pública de saúde participam da abertura da 4ª Semana do Bebê


A 4º Semana do Bebê, evento que tem como objetivo sensibilizar profissionais e comunidade quanto aos cuidados necessários na primeira infância, iniciou oficialmente nesta terça-feira (21). O reforço no combate à Sífilis Congênita é o foco da programação deste ano.
Transmissão da doença
Sífilis congênita é a transmissão da doença de mãe para filho.  A infecção é grave e pode causar má-formação do feto, aborto ou morte do bebê, quando este nasce gravemente doente. Por isso, é importante fazer o teste para detectar a sífilis durante o pré-natal e, quando o resultado é positivo, tratar corretamente a mulher e seu parceiro. Só assim se consegue evitar a transmissão da doença.

A organização
Profissionais de saúde participaram de uma palestra na abertura do evento, realizada no plenarinho da Câmara de Vereadores. A organização da 4º Semana do Bebê é feita pela Rede Cegonha, da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap).   
“O foco da palestra é mostrar o cenário dos casos de sífilis nos últimos dez anos em Parauapebas,
evidenciando os dados relacionados à sífilis congênita”, explicou o palestrante e coordenador da Vigilância Epidemiológica, Givanilson Teixeira.

Principal objetivo
Para a supervisora da Rede Cegonha, Cleice Reis, o principal objetivo dessa campanha é conscientizar a comunidade sobre a importância da detecção precoce da doença e o tratamento adequado contra a sífilis. “Isso faz parte da nossa rotina como profissional da área de saúde”, ressaltou.

A gerente da unidade de saúde do bairro Guanabara, Rosângela Duarte,  achou interessante as ações realizadas na abertura da 4ª Semana do Bebê. “O tema desse ano, Todos pela Redução da Sífilis Congênita, é muito propício pra região em que moramos”, finalizou Rosângela.
A programação se estende até o dia 25 de maio, com programação diversificada nas Unidades Básicas de Saúde das zonas urbana e rural.

FONTE :  ASCOMLEG











COMUNICADO
Prefeitura de Parauapebas abre inscrições para a Escola Municipal de Educação Infantil Aurino Gonçalves
A Prefeitura de Parauapebas informa que estarão abertas, entre os dias 27 e 31 de maio, às matrículas e inscrições para a Escola Municipal de Educação Infantil Aurino Gonçalves, localizada a Avenida Brasil, quadra especial, entre as ruas Canadá e Costa Rica, bairro Parque das Nações II, que atenderá alunos de 3, 4 e 5 anos de idade. As matrículas serão efetivadas na Escola Dona Rosa, localizada na Avenida Topázio, 03, bairro Morada Nova das 8h às 14h.
Para os alunos de 4 e 5 anos serão feitas matrículas, efetivadas pela ordem de comparecimento dos responsáveis de acordo com o número de vagas ofertadas. Para as matrículas serão necessárias cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento da criança; 2 fotos 3 x 4; cartão de vacina; comprovante de residência; cartão do bolsa família (caso possua); Identidade e CPF dos pais ou reesposáveis. É necessário levar uma pasta formato L.
Já para os alunos de 3 anos, como existe uma legislação especifica que normatiza as matrículas, serão realizadas primeiramente inscrições.
De acordo com o Decreto Municipal n° 286, de 26 de Março de 2015, para efetuar a inscrição dos alunos de três anos, os pais ou responsáveis legais, deverão comparecer munidos de originais e cópias dos seguintes documentos:
Certidão de Nascimento da criança;
Comprovante de Residência em nome dos pais ou do responsável legal do menor;
RG, CPF e Carteira Profissional dos pais ou do responsável legal;
Declaração de próprio punho ou digitalizada, devidamente assinada, de que tem condições de deixar e buscar a criança nos horários estipulados pela Creche;
Informativo de renda de todos os membros da família que residam com a criança, mediante apresentação de um ou mais, quando existir, dos seguintes documentos:
- Último comprovante do salário;
- Atestado do empregador com reconhecimento de firma;
- Última declaração de imposto de renda, no caso de profissional autônomo;
- Comprovante de benefícios sociais: auxílio moradia, auxílio reclusão ou seguro desemprego.

Para a efetuação da matrícula do aluno serão observados os seguintes critérios:
Renda total da família constituída;
Condição de moradia da criança;
Residir no bairro onde a escola está localizada ou entorno;
Contexto familiar;
Ausência dos pais ou responsáveis legais, e demais adultos com famílias constituídas, por necessidade de atividade remunerada;
Idade da criança e a data que realizou a inscrição.
Para análise dos documentos e situações exigidas, será formada uma comissão de avaliação de matrícula, composta pelos seguintes membros: um assistente social da Secretaria de Educação (Semed); dois representantes do setor de Educação Infantil da Semed; um representante do Conselho Tutelar; um representante do Conselho Municipal de Educação (COMEPA).

Como as vagas são limitadas, somente após a análise da comissão avaliadora, será realizada a matrícula dos alunos aptos, conforme os requisitos exigidos no Decreto. Após análise do relatório formalizado pela comissão, a Semed informará aos responsáveis sobre as inscrições deferidas e indeferidas.
FONTE : ASCOMLEG

Recuperação de estrada, construção de rodoviária e de unidade de saúde são solicitadas por Zacarias



Três proposições foram apresentadas pelo vereador Zacarias Marques (sem partido) na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas realizada nesta terça-feira (21).
Recuperação de via
Por meio da Indicação n° 139/2019, o parlamentar solicitou a recuperação da estrada do PA Itaperuna e do ramal de acesso aos lotes 44 e 45, na zona rural do município.
“Não é de hoje que a população daquele Projeto de Assentamento [PA] padece pela falta de estrada para escoar sua produção, situação vivida tão logo se iniciou o período chuvoso. Além do escoamento da produção, as vias danificadas têm colocado em dificuldade o transporte de estudantes, bem como o trânsito de veículos particulares ou de passageiros. Agora, com o início da estiagem, espera-se que a citada situação seja resolvida com urgência”, relatou Zacarias Marques.
Rodoviária
Em seguida, o vereador apresentou a Indicação n° 140/2019, realizada em conjunto com os vereadores Luiz Castilho (Pros), Joelma Leite (PSD), Joel do Sindicato (DEM), Eliene Soares (MDB) e Ivanaldo Braz (sem partido), solicitando a construção de um novo terminal rodoviário em Parauapebas.
Na justificativa da proposição, os vereadores argumentam que é grande o fluxo de pessoas que chegam e saem da cidade utilizando o transporte rodoviário. Entretanto, a rodoviária atual tem cerca de 20 anos e já não atende à demanda de pessoas e veículos que passam pelo local todos os dias.
“Entendemos a eminente necessidade das providências para construção de um novo terminal rodoviário em outro endereço, levando em conta, também, que o local atual não oferece mais condições, pelo fato de que se torna difícil para as manobras de grandes veículos, o que dificulta o trânsito tanto para os ônibus que fazem o transporte rodoviário de passageiros quanto para os outros veículos que circulam nas proximidades ou rota de saída da rodoviária”, explicam os parlamentares na justificativa da indicação.

UBS
Por fim, Zacarias Marques pediu, na Indicação n° 141/2019, a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Bairro Rio Verde.
Segundo o vereador, o referido bairro tem um Posto de Saúde da Família (PSF) que havia sido construído em área própria, situado na Avenida JK, e durante muito tempo atendeu à população da localidade, estimada em 12 mil habitantes. Porém, com o passar do tempo, a estrutura precisou de melhorias e foi locado um prédio para disponibilizar os atendimentos.
“Até hoje pagamos um alto valor para custeio da locação de um prédio na Rua 24 de Março. A realização de obra para implantação de uma UBS naquele bairro vem atender à necessidade
de economia nos recursos da saúde pública, que em nosso município precisa de ampliação nos investimentos”, enfatizou Zacarias Marques.
Aprovação
As três indicações foram aprovadas pelos vereadores presentes na sessão e serão encaminhadas para análise e devidas providências do prefeito Darci Lermen e do secretário municipal de Obras, Wanterlor Bandeira.
Fonte: ASCOMLEG











*TRÊS TEMPOS*

         *COLUNA DO Edson Luiz* *1° TEMPO*   O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem sido um dos principais protagonistas n...