Mais uma vez o prefeito de Curionópolis Adoney Aguiar é afastado pela Justiça de suas funções por 180 dias, desta vez por acusações de Fraudes em Licitação, Corrupção e desvio de dinheiro público.
Segundo a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), que é composta por 11 Desembargadores, mediante provas irrefutáveis, afastaram o prefeito ora em questão.
Após o Ministério Público acatar as denúncias, o Pedido de afastamento foi julgado, e por unanimidade Adoney Aguiar está temporariamente afastado.
No final de junho de 2017, O Ministério Público do Pará (MPPA), deu inicio á Operação Alçapão, onde foram apreendidos vários Processos Licitatórios, que ficaram explicitados fraudes em suas montagens, além de pagamentos em dinheiro com a chave eletrônica do Prefeito.
No período do primeiro afastamento, que duraram 19 dias, o Prefeito Adoney estava com seis meses no cargo, e o Ministério Público, através da equipe do Núcleo do Combate a Improbidade Administrativa e Corrupção (NCIAC), fora feito uma grandiosa apreensão de documentos na casa do Alcaide.
Com o passar do tempo o TJPA julgou que o gestor teria fraldado Licitações e desviado dinheiro Público, mais ou menos 5 Milhões naquela época, e hoje foi novamente afastado e seus bens serão bloqueados em 272 mil reais.
.