17.6.18

Homem Preso em Parauapebas: Porte Ilegal e Crime Ambiental

Neste último sábado (16/06) foi preso Lindomar Macêdo da Silva, 45 anos, acusado de porte ilegal de armas e crime ambiental.

O acusado foi preso pela Polícia Militar de Parauapebas, que foram acionados por seguranças da Reserva de Carajás, que em rondas no local se depararam com Lindomar  portando uma arma de fogo tipo espingarda e alguns projéteis intactos, outros deflagrados, e por estar em uma área de preservação ambiental, foi entregue para a PM.

Que conseqüentemente deu voz de prisão ao acusado, sendo conduzido até a delegacia local para as providências cabíveis, onde será indiciado pelos crimes de porte ilegal de armas de fogo e crime ambiental.
Lindomar está preso aguardando decisões judiciais. 

8.6.18

O que é Muçulmano?

O que é Muçulmano?
Essa palavra traz grandes confusões para o mundo ocidental. Sempre que digo que sou muçulmano, é normal alguém dizer: " Você nasceu lá?". Pois bem, as pessoas associam a palavra muçulmano à uma nação. Na verdade muçulmanos são todos aqueles que seguem o Islamismo. Religião revelada ao Profeta Muhammad(SAAS) na planice arábica, hoje Arábia Saudita,quando Ele completou 40 anos, logo por volta do ano 611 (AD)(A sigla AD significa Ano domini -Ano do Senhor, que é o mesmo que d.c-depois de Cristo, usa-se as duas formas). A palavra muçulmano significa: "Submisso a vontade de Deus, por vontade própria", posto esse conceito concluímos, que todos os Profetas e Mensageiros de Deus desde Adam(Adão) até Muhammad(SAAS), são muçulmanos. Só, para contextualizar, o Profeta Muhammad, também chamado no mundo ocidental de Maomé, nasceu no ano de 571 depois de de Cristo. Ele foi o último dos Profetas. Não haverá mais profetas após Ele. A proxima ação de Allah(Glorificado seja Ele), será o Juizo Final. Onde seremos julgados e encaminhados ao Paraiso ou ao Inferno, de acordo com sua decisão.

Criança de seis anos é estuprada quatro vezes dentro da escola.



Dois homens foram presos entre a terça (5) e a quarta-feira (6) suspeitos de violentar sexualmente de uma criança de seis anos dentro da escola onde estudava. O caso aconteceu no município de Itapajé, no norte do Ceará.
O menino foi vítima dos suspeitos por quatro vezes. A descoberta do crime aconteceu no dia 29 de maio. Segundo a mãe da criança, que não será identificada, o menino chegou da escola reclamando de fortes dores, sem dizer o que tinha acontecido. Ele dormiu durante toda a tarde, algo que não era habituado a fazer. Depois de acordar, eles foram ao supermercado, com o menino ainda sentindo dores.
"Eu perguntava se ele tinha certeza que nada tinha acontecido, e ele sempre respondendo que não. Quando foi mais tarde, a minha outra filha já dormindo, eu disse para ele: 'a sua mãe é sua amiga, a mamãe sempre vai te proteger, você pode confiar na mamãe'. Aí ele me abraçou nesse momento e começou a chorar. Eu disse que ele não precisava voltar pra escolar se fosse o caso, aí ele começou a me relatar o que aconteceu, que o tio do colégio tinha feito uma coisa errada com ele", relata a mãe.
A mãe acionou o conselho tutelar, que colheu o depoimento da criança. Só então, a mãe descobriu que dois homens haviam cometido o crime. "Ele relatou que foram quatro vezes, no início da aula, na hora do recreio e uma vez no fim da aula. Ele gritava, pedia socorro, mas os homens falavam que se ele gritasse iriam matá-lo, que tinham a placa do meu carro, iam me sequestrar e colocar veneno em mim", conta a mãe sobre as ameaças dos suspeitos ao filho.

Impactos

A própria criança reconheceu os agressores por meio de fotos. O garoto passou três dias internado fazendo diversos exames médicos e tomando medicamentos, inclusive para prevenir possíveis infecções sexualmente transmissíveis.
"Ele disse que não podia fechar os olhos porque tinha pesadelo. Ele está na base de calmante e não quer dormir, começa a me chutar, está mais agitado e ele não é desse tipo. A minha outra filha não quer ir para a escola. Ela chora muito, não quer ver ninguém, está com muita dor pelo irmão. As nossas vidas foram destruídas, tudo o que sonhamos em construir aqui em Itapajé foi embora", diz a mãe. A família mora na cidade há um ano.
Suspeitos
Além desse caso é possível que a dupla de suspeitos tenha abusado sexualmente de outras crianças na escola. De acordo com Jarbas Alves, advogado da família do garoto, a polícia tenta identificar outras possíveis vítimas.
"É um crime hediondo porque a vítima é uma criança. Nesse tipo de crime, a regra é dura: não cabe fiança e nem tem liberdade provisória. Pela lei, eles vão ficar aguardando presos até o julgamento", explica.
Ainda segundo o advogado, a escola também pode ser responsabilizada pelo crime, ainda que seja por omissão. "É um espaço que tem que dar atenção, proteção e segurança às crianças". E foram empregados desse estabelecimento educacional. concluiu Jarbas Alves.

28.5.18

A primeira experiência de carnaval da Guiana foi um sucesso


A primeira experiência de carnaval da Guiana foi um sucesso


Milhares de guianeses de todos os cantos do país e também uma grande quantidade de turistas, no sábado, enfrentaram o clima e tomaram as ruas de Georgetown para vislumbrar os homens e mulheres vestidos em suas cores vivas. trajes, girando, enquanto celebravam o 52º Aniversário da Independência do país. 
O Carnaval da Guiana começou em 18 de maio e culminará hoje. Durante a realização do evento, vários mega shows foram realizados com alguns dos melhores do ramo. Estes incluem Kes, Machel Montano e Destra pré-formados ao longo da semana nos diferentes eventos que foram realizados em áreas populares em Georgetown.
Além disso, aqueles que preferiram uma atmosfera descontraída foram tratados como um rei pela  Miss Guiana concurso Mundial.
 O comitê de carnaval está esperando que este seja um empreendimento que eles possam continuar nos próximos anos, para satisfazer todos os apreciadores de carnaval,  com a dose e o tempero  guianense.
O povo esteve presente apreciando todo o desfile.

Os destaques da escola estiveram jogando charme para a platéia, que foram em quantidade significativa para as ruas de Georgetown.

Braz e Joelma sugerem realização de leilão de veículos automotores apreendidos pelo DMTT

De acordo com Ivanaldo Braz (PSDB) e Joelma Leite (PSD), é grande o número de veículos apreendidos pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Parauapebas (DMTT), devido a irregularidades e que, por diversos motivos, são abandonados pelos donos. Tal situação acaba gerando problemas à administração pública municipal, que, como responsável pelo bem, precisa arcar com os custos para sua preservação, que vão desde a manutenção de local apropriado para alocação, até a vigilância permanente dos bens.

 Objetivando buscar uma solução para este problema, os vereadores sugeriram
ao prefeito Darci Lermen, por meio da Indicação nº 171/2018, que realize um leilão de veículos automotores apreendidos pelo DMTT e não reclamados por seus proprietários no prazo legal.
Essa iniciativa se faz necessária para acabar com problemas como a superlotação dos pátios públicos com veículos apreendidos e não reclamados e alto custo para preservação dos mesmos, bancado pelos cofres públicos municipais. A proposição permitirá arrecadação para o desenvolvimento de políticas públicas pela administração municipal e ainda proporcionará ao cidadão parauapebense a oportunidade de adquirir um veículo por preço razoável. Entendemos que esta iniciativa atende à expectativa de todos os envolvidos, contribui com a eficiência da gestão pública e colabora com a organização do trânsito de nossa cidade”, justificaram os parlamentares na proposição.
Veículos apreendidos
Braz e Joelma ressaltam na proposição a importância da atuação do DMTT na realização de campanhas educativas, aplicação de sanções ou mesmo na retirada de veículos irregulares das ruas de Parauapebas, ações que contribuem com a organização do trânsito no município.
Destacam ainda que os veículos apreendidos são recolhidos a um pátio específico. Após a apreensão, a legislação vigente estabelece um prazo ao proprietário do veículo para regularizar a situação que ensejou a apreensão. Regularizada a situação, o veículo é liberado e poderá circular regularmente. Entretanto, muitos desses veículos são abandonados de vez pelos proprietários. Somente estes é que seriam encaminhados para leilão.
Aprovação
A Indicação nº 171/2018, que foi apreciada na sessão da Câmara Municipal da última terça-feira (22), obteve aprovação unânime e será enviada para análise do prefeito Darci Lermen e do secretário municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Wanterlor Bandeira.
Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Anderson Souza / Ascomleg

*TRÊS TEMPOS*

         *COLUNA DO Edson Luiz* *1° TEMPO*   O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem sido um dos principais protagonistas n...